Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 23 de julho de 2017

Roma , cidade eterna...


Em 1999, o meu filho Nuno, recém licenciado em arquitetura, que ao tempo tinha uma namorada italiana, de Treviso, conseguiu emprego num atelier de arquitetura, na referida cidade, muito perto de Veneza.Ali viveu e trabalhou durante um ano,findo o qual ambos vieram para Portugal.
Durante a estadia fomos visitá-lo. Ficámos alojados em Treviso. Durante o dia o Nuno trabalhava pelo que, logo de manhã saíamos de comboio até à estação de Santa Luccia, onde apanhávamos o vaporetto para S. Marcos. Passávamos o dia na cidade. Numa das vezes fomos visitar a belíssima ilha de Murano e num outro o Lido, onde pudemos ver o hotel onde foi filmado “Morte em Veneza” O Nuno ia ter connosco após o trabalho e ao fim do dia regressávamos a Treviso. Também aproveitámos para ir de comboio a Pádua. Com os pais da namorada fizemos um passeio de barco pela laguna ( o pai tinha um pequeno iate) e visitámos outros lugares interessantes na região, nomeadamente as ruínas https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-ru%C3%ADnas-do-f%C3%B3rum-na-cidade-antiga-de-aquileia-image77812957 de Aquileia https://en.wikipedia.org/wiki/Aquileia   e a cidade de Grado 

Como na altura não tinha um blogue, não fazia o registo das viagens e já não consigo identificar vários dos lugares que visitei.
Voltei a Itália em 2010 com uma amiga que viaja muita vezes connosco. Nesse ano fomos apenas as duas e visitámos o sul de França, o Mónaco, as cidade de Verona e Milão, e o lago Como em Itália e as cidades de Saint Moritz na Suiça e Innsbruck  na Áustria, Um pequeno relato da viagem pode ser lido aqui.

Desde há muito sonhava visitar as cidades de Florença e Pisa, bem como as ruínas de Pompeia e a cidade de Roma.
Como a amiga que costuma viajar connosco tinha o sonho de ir a Veneza, optámos por um programa que incluísse a cidade. Partimos dia 10, rumo a Roma.

No aeroporto, um piano onde as pessoas podiam tocar... Ideia simpática

Foi o meu marido que tratou da viagem. Geralmente eu pesquiso na NET a localização dos hotéis antes de me decidir pelo programa. Mas com os dias tão preenchidos, não tive a menor hipótese de o fazer.Quando me apercebi, já era tarde. Os hotéis ficavam muito longe do centro das cidades, muito em particular o de Roma . Ora nós gostamos de explorar as cidades sem a pressão das viagens de grupo…Mesmo assim ainda conseguimos descobrir uma ligação, parcialmente por metro e o resto por autocarro que ligava o hotel ao centro da cidade em 40 min.
Roma é muito mal servida de metro. Tem praticamente duas linhas e curtas. Por outro lado o serviço de autocarros é muito inferior ao nosso. Dentro do autocarro não temos qualquer informação sobre o local onde estamos. O condutor está isolado dos passageiros por um vidro pelo que não é possível pedir-lhe qualquer informação. Resta a boa vontade dos passageiros que gentilmente vão informando “ è la prossima fermata”, mancano due fermate”….

A visita ao Vaticano estava incluída no programa geral pelo que fomos em grupo. Não imaginava que os seus Museus tivessem uma tal dimensão. Aqui ficam alguma imagens da visita.



















Após a visita ao Vaticano, havia a visita à cidade mas nós fomos “por nossa conta”. Junto ao Coliseu havia um grande aparato militar. À noite soubemos pela TV que estavam alerta e em perseguição de um fundamentalista que foi preso dois dias depois em Peruggia.

Por todo o lado vestígios da sumptuosidade da Roma antiga







Aqui a Fontana de Trevi, umas das muitas fontes famosas de  Roma


Na NET seleccionei dois vídeos que ajudam a ter uma ideia das cidades de Roma e do Vaticano


https://www.youtube.com/watch?v=j7h6QxPKBVw


https://www.youtube.com/watch?v=Uz6dtJUm5G0


A propósito de Roma não resisto a referir o filme MAMMA ROMA dirigida por Pier Paolo Pasolini, com  Anna Magnani que podem ver aqui na íntegra
https://www.youtube.com/watch?v=yNbE5X2jmJ8. Já o vi inúmeras vezes.




2 comentários:

  1. Um dos sonhos do M. era ir a Roma e Veneza. A Veneza foi, mas a Roma, nunca chegámos a ir precisamente porque nunca podíamos senão em Agosto e não tínhamos a quem deixar os meninos. Só começámos a viajar em 1995! Estivémos 20 anos sem sair do país juntos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós começámos a sair relativamente cedo, nos finais da década de 70, princípio da de 80, porque fazíamos campismo e levávamos os miúdos.
      Bons tempos...
      Bjs

      Eliminar