Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 19 de abril de 2015

Obrigada Mariano Gago


Foi com surpresa e  consternação que tomei conhecimento da morte de Mariano Gago.

Mariano Gago é unanimemente considerado uma das figuras que mais fizeram pela promoção da ciência em Portugal

Para o físico Carlos Fiolhais, "há uma ciência antes de Mariano Gago, que era muito pequena, e uma ciência depois de Mariano Gago, que é muito maior".

José Mariano Gago foi o cientista de que mais gostei na minha vida. Não: foi muito mais. Foi o ser humano que mais me ensinou, escreveu  Miguel Esteves Cardoso  

Sobrinho Teixeira não hesita em classificá-lo como “um dos melhores ministros que houve em Portugal”.

O legado de Mariano Gago é o legado de uma vida. De alguém que se entregou sempre de alma e coração, não apenas à profissão de investigador científico de primeira qualidade, mas também de uma emprega generosa e inteligente ao bem comum”, referiu Guilherme D’Oliveira Martins em declarações à SIC

Não sei desde quando possuo o manual Homens e Ofícios do qual deixo algumas páginas, que embora simples, são bem reveladoras da preocupação do autor em promover uma literacia científica  a todos os níveis.





 
  



Em 1981 decorreu no IST de Lisboa, a  exposição " De que são feitas as coisas?", uma exposição interativa que tive o privilégio de visitar. Mariano Gago foi um dos dois responsáveis executivos.

 


Pessoalmente , considero que Mariano Gago foi, de longe,  o melhor ministro desde que me conheço. A acrescentar a tudo o que anteriormente foi referido, foi um ministro muito discreto, o que  não é vulgar na classe política portuguesa.

Devemos-lhe muito. Obrigada Mariano Gago.

4 comentários:

  1. Bonita e justa homenagem. Bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Bem haja, também, pelas suas palavras.
    Regina Gouveia

    ResponderEliminar
  3. Tinha escrito um comentário e desapareceu....
    O meu filho João era amigo de Mariano Gago, sempre trabalhou com ele quando esteve com a parceria da Carnegie Mellon e as unis portuguesas. Apreciava-o muitissimo e acahava que ele era indispensável no ministério do Ensino Superior que foi extinto na era Crato. Não falei com ele, mas deve ter ficado chocado com a sua perda.

    ResponderEliminar
  4. Creio que, qualquer pessoa que investigasse "a sério" como o teu filho, não poderia deixar de contar com o seu apoio e daí a consideração que tinham por ele esses investigadores.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar