Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 30 de março de 2014

Falando de ópera

Os meus problemas respiratórios, felizmente já ultrapassados, pelo menos por agora, fizeram-me interromper a minha participação no coro do CPO. Na semana passada retomei mas estou com dificuldade em acompanhar, pois há muitas músicas que foram ensaiadas durante  o tempo em que estive ausente. Uma delas é Va pensiero ( da ópera  Nabucco de Verdi
que em tempos já tinha cantado quando, no Carolina Michaëlis, se tentou criar um coro, dirigido pelo colega Correia Fernandes. Infelizmente a ideia acabou por não vingar. Outra é  Casta Diva (da ópera Norma de Bellini) . Nunca a tinha cantado mas sempre que a minha mãe a cantava eu comovia-me imenso. O mesmo me acontecia com   Un bel di vedremo (da ópera  M Butterfly de Puccini) Acho estas duas árias lindíssimas. A última não faz parte do programa que estamos por agora a ensaiar

Mas voltando ao coro, fui confrontada com oito  novas músicas. Uma das mais difíceis para mim é Noi siamo zingarelle  (da ópera Traviata de Verdi)

Para  além de ter que aprender a cantá-las, terei ainda que decorar os textos, o que não sei se irei conseguir.

Se  tiver que desistir restar-me- á , como recordação,  o cartão de sócia do CPO.





6 comentários:

  1. Olá Regina
    Ainda outra qualidade de que eu não me tinha apercebido!!! Cantar áreas de Ópera. Já sabia que a sua Mãe cantava muito bem, não sabia ou não me
    lembrava que a Regina tinha herdado esse dom. A
    minha avó também gostava muito de Ópera e cantava muito bem. Mas nem eu,nem a minha Mãe herdamos essa qualidade.
    Utimamente também tenho anadoo abatida com uma constipação que nunca mais passa. Mas espero que com a verdadeira Primavera, na Natureza, tudo
    melhore e então o Mundo comece a fazer outro sentido. Mas a Regina, dentro em breve, aí estará a cantar o"Va Pensiero" com toda a sua alma e talento.

    Um beijo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejo que melhore rapidamente da sua constipação.Quanto ao "canto", eu tenho bom ouvido, mas a voz não é lá grande coisa. Não herdei esse dom da minha mãe...
      E quanto ao cantar o Va pensiero em público, não sei se algum dia acontecerá
      Ab
      Regina.

      Eliminar
  2. Sempre ouvi árias de ópera na minha casa e até óperas inteiras acompanhadas dos libretos que o meu pai tinha. Nunca nenhuma de nós cantou ópera, mas cantávamos no coro dos Jerónimos. Lembro-me do Açeluia do Messias em que quase entrávamos em transe. Era fantástcio cantar naquela igreja lá em cima donde avistávamos todo o povo em alturas solenes como o Natal ou a Páscoa. Também cantávamos em casamentos e uma vez fomos acompanhados pelo Shegundo Galarza que era amigo dos noivos. Foi muito giro.
    Gosto muito de ópera, mas agora sinto uma certa nostalgia, pois as pessoas que mais a amavam na minha família já partiram....

    Bjo e as melhoras. O cartão é lindo!! :)

    ResponderEliminar
  3. Aleluia, desculpa ( crima de lesa Handel)

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito do Messias de Handel.
    Quanto à nostalgia pelas ausências dos que tanto amámos, é terrível...E a minha memória, tal como a tua, está preenchida com a presença desses ausentes
    Ab
    Regina

    Ab

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de dizer que o meu filho João começou a cantar ópera com o CPO aos 10 anos. Fazia parte do coro do colégio alemão e eram eles que acompanhavam o CPO nos Carmina Burana, na Carmen, Madama Butterfly, etc. Para ele foi uma experiência incrível, embora se deitasse às 2 e tivesse de estar na escola às 8. O palco foi sempre dele!!! :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar