Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


terça-feira, 2 de julho de 2013

Surpresas...


Hoje tive uma agradável surpresa que gostaria de partilhar convosco...

Vejam aqui
 
Aliás, os últimos dias têm sido férteis em surpresas. No dia 27 fui a Coimbra por causa da apresentação do meu livro Entre margens, no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho. A apresentação foi feita pelo Professor Carlos Fiolhais que já em 2011 e, no mesmo lugar, tinha apresentado a Breve História da Química. Enquanto que em 2011 a sala estava cheia, agora estava praticamente vazia, talvez por causa da greve. Mas foi uma sessão muito informal e muito agradável.

Intencionalmente cheguei a Coimbra com 2 h de antecedência pois quis ir rever a Universidade, agora património mundial. Por 5, 5 euros (uma das vantagens de ser “idosa”) visitei todos os pontos considerados de interesse. Já conhecia quase tudo mas gostei de rever. E disse quase tudo porque, quando há muito  tempo visitei a Biblioteca Joanina, não estavam visitáveis um piso intermédio nem a prisão académica

 





Ao chegar a casa esperava-me uma nova surpresa. Um convite para uma “aventura” no dia seguinte- a viagem inaugural de uma lancha,  viagem do Porto a Porto Antigo no concelho de Cinfães. Um casal nosso amigo tem uma unidade de turismo rural A casa do moleiro que recomendo pela localização, pela gentileza dos proprietários, pelos espaços, alguns projetados pelo meu filho Nuno, etc, etc, etc A partir de agora irá ter um encanto adicional com a possibilidade de percursos pelo Douro. Usufruí da viagem inaugural. O nosso amigo, tendo por “co-piloto” o filho mais velho, proporcionou-nos uma viagem muito agradável. 

Chegados a Porto Antigo esperava-nos a minha amiga. Fomos almoçar ao seu espaço rural onde paz e beleza se conjugam deixando uma marca indelével em quem tem o privilégio de ali poder passar algum tempo, mesmo que breve.

No sábado segui para o meu Nordeste. Tinha que ir a Mirandela levantar a exposição que tinha sido inaugurada no dia 11. Dali fomos para uma casa no concelho de Moncorvo, casa que o meu marido herdou há cerca de um ano, por morte do seu único irmão. Trata-se de uma casa senhorial bonita mas bastante degradada. Ultimamente  temos ido lá com alguma regularidade tentando organizá-la de modo a torná-la minimamente agradável. Foi a primeira vez que lá dormimos.

Hoje regressámos mas fomos a Alfãndega da  Fé e passámos pela minha casa na aldeia de Parada. Em Alfândega fui ver a exposição que está na Casa da Cultura. É uma exposição de um artista da terra. Tem duas vertentes: pintura e bonsai. Termino com alguns dados sobre a mesma.


 

 

3 comentários:

  1. Obrigada Regina pelas surpresas que desvendou. Não fazia ideia de que a Universidade de Coimbra fosse tão rica. Há também o Museu da Ciência, de que a Regina nos falou, e que eu ainda não fui visitar,por falta de oportunidade.
    Gostei muito do poema do seu novo livro, que vou procurar.

    Um beijo grande, Regina.



    Um beijo, Regina.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Graciete.
    Há o Museu da Ciência nesta zona da Universidade e há o exploratório Infante D. Henrique, junto ao Mondego.
    Tudo merece uma visita
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Sabes que o meu filho vai "passar" dois anos em S. João da Pesqueira como juiz? Foi uma surpresa, pois ele pensava ir para as beiras. O sítio é lindo, mas muito dificil de acesso e muito frio no inverno. Ainda não fomos lá, mas passado este caloraço vamos ver o local. Aproveito para sair do Porto.

    Conheço muito bem Coimbra e já lá assisti a vários casamentos na capela da Universidade e na Sé dos meus sobrinhos. Gosto da cidade e tive lá dois filhos. Há muito que não vou por lá para passear, pois os almoços de família ocupam um dia inteiro.

    Tens uma vida cheia....mas eu não aguentava ne metade, sou muito preguiçosa e prefiro estar em casa, onde trabalho muito:))) Mas admiro-te muito, sabes bem.

    Bomfim de semana!

    ResponderEliminar